Espetáculo

MOSTRA DE RESULTADOS

30/10/2016

 



Texto: Lívea Mattos
Crédito da foto: Ronaldo Mattos

Tivemos a satisfação de realizar a mostra de resultados dos alunos da Unicirco Marcos Frota, proposta do projeto Unicirco - Arte, Educação & Comunidade III, com o patrocínio da Petrobras. A mostra foi fruto de um trabalho desenvolvido ao longo desse ano, com o título Ubuntu: O encontro dos povos. Tema escolhido devido a relevância humanística, o que coincide com a proposta de nosso trabalho, que tem fundo artístico com atitude social. Ubuntu, é um termo de origem africana, que de forma livre tem a tradução “Eu sou, porque nós somos”. Com público de mais de 900 pessoas, formado por familiares e amigos dos alunos, além de instituições e projetos parceiros, como a vasta rede do Projeto Circulando, da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura e várias unidades dos Centros de Referência de Assistência Social Municipais. Aconteceu no mês de outubro, em nossa lona sede no Parque da Quinta da Boa Vista.
Nesse espetáculo o mundo representado pelos seus 5 continentes se encontra e se relaciona no picadeiro circense através de suas tradicionais modalidades: trapézio, contorção, arame, malabares e acrobacia.
Cada modalidade circense traz para cena artistas representando os povos de cada continente, através de sua cultura e para além disso, devido a necessidade genuína de cooperação, trabalho em conjunto, confiança e união, para a realização de cada número, Ubuntu, o encontro dos povos, traz para o palco dos palcos, mais conhecido como picadeiro, a essência dessa filosofia.
A viagem começa nos ares com os trapezistas voadores, passeando pela Oceania, seguindo viagem pela expressão corporal de contorcionistas, representando a Ásia, fazem uma parada com equilibristas, no arame, que trazem a cultura da Europa, chegam a América, através do encontro de portugueses malabaristas com os índios e aportam na África, por muitos reconhecida como mãe da humanidade e propagadora da filosofia Ubuntu, quando acróbatas em número coletivo selam pactos de trabalho conjunto.